Entendendo o “Autismo”

AUTORA
Professora Emelda Ione Naegeler de Souza, quinto ano A

No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, (comemorado no dia 02 de abril). Aproveitei a oportunidade para trabalhar com a turma, fazendo-os refletir sobre a importância da empatia, do respeito às diferenças e de ações que tornem a escola um ambiente mais inclusivo, visto que a turma apresenta dois alunos autistas. Iniciei o assunto falando sobre a importância do respeito e de sermos compreensivos com os colegas autistas da classe. Em seguida, assistiram a “videoaula do Projeto Vamos Ler Geração Digital”, sobre o “TEA, TDAH e TOD”, onde veio esclarecer para os alunos muitos pontos importantes para entenderem melhor seus colegas de classe. Após assistirem a videoaula, os alunos registraram cada tipo de transtornos, suas características e as maneiras de lidar com as diferenças. Entendendo assim que todos somos diferentes, que todos os cérebros funcionam de maneiras diferentes, como aprendemos, sentimos e se comunicamos. Porém, muitas vezes, o cérebro pode estar conectado de uma forma que afeta os sentidos, dificultando a maneira de aprender, se relacionar e se comunicar, isso é denominado com autismo. Finalizamos a aula com a confecção de cartazes, onde os alunos foram colocados em grupos para a confecção dos mesmos, escrevendo frases e símbolos sobre o autismo para serem expostos no pátio da escola para a conscientização de todos. Porque o mais importante é que todas as pessoas merecem amor, respeito e amizade, não importa como sejam. Vamos ser gentis com todos os nossos amigos, porque cada um de nós é único e especial!





















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cultura do Brincar. Músicas e danças em diferentes ritmos.

“Maio Laranja - Ouvir a Criança é Proteger a Infância”

Dia das MÃES