Mobilidade Urbana
AUTORA
Professora Emelda Ione Naegeler de Souza, quinto ano A
A mobilidade urbana é o deslocamento de pessoas e bens, com base nas necessidades de acesso ao espaço urbano, por meio da utilização dos diversos meios de transporte.
Professora Emelda Ione Naegeler de Souza, quinto ano A
A mobilidade urbana é o deslocamento de pessoas e bens, com base nas necessidades de acesso ao espaço urbano, por meio da utilização dos diversos meios de transporte.
Diante dessa proposta a “videoaula especial do Projeto Vamos Ler – Geração Digital”, em parceria com a “VCG – Viação Campos Gerais, sobre a mobilidade urbana”, trouxe para a sala de aula uma boa explanação sobre o tema, onde os alunos puderam adquirir conhecimentos, de maneira simples e bem exemplificada. Conceitos, importância, desafios encontrados nas cidades e como melhorar a mobilidade nas cidades. Nesse contexto os países desenvolvidos tem um planejamento organizado de suas cidades, já nos países subdesenvolvidos há uma ocupação acelerada e desordenada das cidades, o que faz com que as cidades cresçam sem um planejamento prévio, dificultando mais tarde a mobilidade nessas cidades.
A mobilidade urbana vem sendo um problema para as políticas públicas em geral, pois vai além do deslocamento da população, por meio de transportes privados ou coletivos e vias de trânsito. Ela está relacionada às questões da sustentabilidade, pois as grandes cidades concentram a maioria da população mundial e realizam atividades que prejudicam o meio ambiente. Diante disso, as políticas públicas estão cada vez mais buscando o desenvolvimento sustentável para tentar equilibrar a preservação do meio ambiente com a produção de bens e serviços para atender à população, melhorando, assim, a qualidade de vida de quem vive na cidade.
Para aprofundar os conhecimentos adquiridos os alunos debateram sobre o assunto trabalhado, onde puderam expor suas ideias e seus questionamentos, foram também trabalhados a leitura e interpretação de textos para consolidar seus aprendizados. Assim consegui observar no desenvolvimento das atividades um grande aproveitamento na aprendizagem dos alunos, pois a videoaula deixou o estudo diferenciado, descontraído e ocorreu um envolvimento de todos na resolução de suas atividades, o que fez com que conseguissem melhorar seus conhecimentos de maneira prazerosa.
Para finalizar os alunos construíram maquetes de cidades, com interesse e criatividade, utilizando materiais recicláveis, demonstrando diferentes tipos de cidades, posteriormente, realizaram uma exposição das maquetes no pátio da escola.
Comentários
Postar um comentário