Formação de leitores

AUTORA
Emelda Ione Naegeler de Souza, quinto ano A

Está atividade será desenvolvida nos 3 trimestres do ano letivo de 2025, pelos meus alunos, com o intuito de desenvolver o hábito da leitura de livros. Foi confeccionada uma ficha individual para cada aluno, ficando registrado nela quais foram os livros que o aluno leu durante esse ano e em que período ocorreu essa leitura. Logo após cada aluno escolhe seu livro para ler. Depois de feita a leitura dos mesmos, é proposto que cada aluno faça um resumo do seu livro, uma vez farão o relato oral (para a classe escutar), outra vez escrito (registrando em seus cadernos: nome do livro, autor, ilustrador (se tiver), editora, ano de publicação, quantas páginas, nomes de personagens, local onde ocorreu a história, gênero textual, ilustrar e por fim um relato sobre o que entendeu da história). Essas atividades serão intercaladas, uma vez fazem o resumo oral para a turma, desenvolvendo assim a sua oralidade, outra vez fazem o resumo escrito, desenvolvendo a escrita. Para que haja um bom desenvolvimento da leitura e da escrita dos alunos, pois são processos que estão ligados e são de extrema importância na formação dos educandos, sendo necessários para a comunicação e para a apropriação do conhecimento. A leitura permite a assimilação de informações, enquanto a escrita possibilita a expressão de ideias e o registro de conhecimento.























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mobilidade Urbana

Cultura do Brincar. Músicas e danças em diferentes ritmos.

Dia Internacional da Mulher