Trabalhando com o Gênero Adivinhas

AUTORA
Professora Silmara Ferreira Machado, 5º ano

O envolvimento das crianças nas atividades proposta, me fez refletir que esse tipo de gênero vem ser uma ferramenta perfeita para fazer a criança ou adulto sorrir e estimular sua capacidade mental, já que ela precisa pensar para encontrar a solução das perguntas e respostas.

Com base nos estudos realizado, nota-se que esse gênero adivinhas pode proporcionar uma maior interação entre professor e aluno, pois além de incentivar a criança a ler, ainda proporciona momentos de a criança estar em contato com a literatura popular de forma descontraída.

Percebe -se a importância de se trabalhar em sala de aula com adivinhas, pois estimula a curiosidades em querer ser o primeiro a adivinhar, fazendo com que eles desenvolvam seus raciocínios para poder responder.

Trabalhar com esse gênero foi muito satisfatório tanto para os alunos, como para a professora, pois é uma forma das crianças aprenderem “brincando”, e tornar uma aprendizagem prazerosa.

Após as atividades percebi que as crianças começaram a elaborar suas próprias adivinhas, o que me deixou muito feliz pois atingi o meu objetivo de ensinar brincando.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cultura do Brincar. Músicas e danças em diferentes ritmos.

Cidadania e Justiça Também se Aprendem na Escola