Regiões do Brasil
AUTORA
Professora Emelda Ione Naegeler de Souza, 5º ano A
O Brasil é um país que possui grande diversidade natural, econômica e cultural. Cada região brasileira expressa essas diversidades por meio de suas paisagens, pelo desenvolvimento de sua economia e pelo modo de vida de seus habitantes.
Iniciei a aula com um diálogo sobre o nosso país como um todo, para despertar nos alunos o interesse em conhecer melhor o país em que vivem, por que foi dividido em regiões e as características de cada região. Organizamos cinco grupos, onde cada grupo representou uma região, um aspecto que mais lhes chamou atenção, com leitura e produções de texto, confecção de mapa e apresentação para a sala sobre o que aprenderam sobre a região trabalhada pelo grupo, ao final ouve uma troca de materiais, para que toda a classe tivesse conhecimento do assunto como um todo.
Num segundo momento, através da videoaula do Projeto Vamos Ler – Geração Digital, sobre “as regiões do Brasil: conheça os aspectos deste país continental”, veio enriquecer e aprofundar mais os conhecimentos sobre as regiões, focando na nossa região sul, as características, a influência cultural dos povos imigrantes, as festas e as comidas típicas do sul, o desenvolvimento econômico da região e o acelerado e desordenado crescimento de algumas cidades da região.
E a partir das observações sobre a região sul, região está que estamos inseridos, finalizamos com uma atividade onde os alunos escreveram como podem perceber, no seu local de vivência, a influência cultural de outros países? E citaram elementos culturais predominantes da nossa região?
O desenvolvimento de atividades diferenciadas, como o trabalho em grupo e a videoaula, tornaram mais interessante e prazerosa a aprendizagem e fez com que os alunos tivessem uma melhor compreensão sobre o conteúdo trabalhado.
Professora Emelda Ione Naegeler de Souza, 5º ano A
O Brasil é um país que possui grande diversidade natural, econômica e cultural. Cada região brasileira expressa essas diversidades por meio de suas paisagens, pelo desenvolvimento de sua economia e pelo modo de vida de seus habitantes.
Iniciei a aula com um diálogo sobre o nosso país como um todo, para despertar nos alunos o interesse em conhecer melhor o país em que vivem, por que foi dividido em regiões e as características de cada região. Organizamos cinco grupos, onde cada grupo representou uma região, um aspecto que mais lhes chamou atenção, com leitura e produções de texto, confecção de mapa e apresentação para a sala sobre o que aprenderam sobre a região trabalhada pelo grupo, ao final ouve uma troca de materiais, para que toda a classe tivesse conhecimento do assunto como um todo.
Num segundo momento, através da videoaula do Projeto Vamos Ler – Geração Digital, sobre “as regiões do Brasil: conheça os aspectos deste país continental”, veio enriquecer e aprofundar mais os conhecimentos sobre as regiões, focando na nossa região sul, as características, a influência cultural dos povos imigrantes, as festas e as comidas típicas do sul, o desenvolvimento econômico da região e o acelerado e desordenado crescimento de algumas cidades da região.
E a partir das observações sobre a região sul, região está que estamos inseridos, finalizamos com uma atividade onde os alunos escreveram como podem perceber, no seu local de vivência, a influência cultural de outros países? E citaram elementos culturais predominantes da nossa região?
O desenvolvimento de atividades diferenciadas, como o trabalho em grupo e a videoaula, tornaram mais interessante e prazerosa a aprendizagem e fez com que os alunos tivessem uma melhor compreensão sobre o conteúdo trabalhado.
Comentários
Postar um comentário