Projeto Escolar Inspira Alunos a Entenderem Justiça e Cidadania

AUTORA
Coordenadora pedagógica Gislene Batista de Oliveira, 5° anos

Os alunos da Escola Municipal Elvira Rosas tiveram a oportunidade de mergulhar no mundo da Justiça e Cidadania por meio de um projeto educacional. Este projeto, que ocorreu ao longo dos últimos meses, proporcionou aos estudantes uma valiosa experiência de aprendizado prático e interativo.

O projeto, liderado pelas professoras Emelda Ione Naegeler de Souza e Silmara Ferreira Machado, foi concebido para envolver os alunos do 5° ano matutino e vespertino em questões de Justiça e Cidadania de maneira envolvente e acessível. Durante o projeto os alunos participaram de uma série de atividades que os ajudaram a compreender melhor os conceitos fundamentais de justiça, equidade e seus próprios direitos e responsabilidades como cidadãos.

Entre as atividades realizadas, os alunos tiveram a oportunidade de:

·Visitar ao Fórum Municipal de Reserva, guiados a conhecer as instalações do Fórum, onde funcionários fizeram um breve relato de suas funções e responderam às perguntas dos alunos.

·Um encontro especial com a juíza Marina de Lima Toffoli e a promotora Gabriela Sanchez Ribeiro que demonstraram grande dedicação ao explicar os procedimentos legais e responder às curiosidades dos estudantes.

·Uma honrosa visita da juíza e da promotora à escola, deixando uma impressão duradoura nos alunos.

·Realizar atividades nas apostilas, produzir debates sobre questões éticas e legais sobre sua comunidade.

·Participar de simulações de julgamento, onde desempenharam os papéis de juiz, advogado, promotor, escrivã, jurados, réu e vítima.

·Confeccionar um mural relacionado ao projeto, incluindo imagens e símbolos tradicionais da justiça, tornando-o uma expressão autentica do entendimento coletivo.

O projeto não apenas enriqueceu o conhecimento dos alunos sobre esse tema, mas também os capacitou a se tornarem cidadãos mais conscientes e engajados em sua comunidade escolar.

Os alunos relataram um aumento em sua compreensão da importância da justiça em uma sociedade democrática e de seus direitos e deveres como cidadãos.

José Lacerda, 22 de setembro de 2023.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cultura do Brincar. Músicas e danças em diferentes ritmos.

Conhecendo a História do Distrito de José Lacerda

ÁGUA – Fonte da Vida