Se localizando no Planeta Terra

AUTORA
Professora Emelda Ione Naegeler de Souza, 5º ano A

Ao falar com os alunos a respeito do Planeta Terra, seus continentes, oceanos, suas coordenadas geográficas, movimentos, paralelos e meridianos. Temos que reforçar uma postura reflexiva a respeito da necessidade de se orientar, para definir movimentos e localização de uma pessoa, um objeto ou um lugar na superfície do planeta.

Iniciei a aula falando com os alunos sobre a importância de saber se localizar e que para isso, existem alguns meios como o uso da rosa dos ventos, bússola. Para facilitar a compreensão mostrei imagens de como podemos utilizar a bússola e a rosa dos ventos para nos localizarmos.

Abordamos a questão dos movimentos da Terra e como esse fator influência nas estações do ano, que são: primavera, verão, outono e inverno, devido ao movimento de translação. Seguindo adiante, dialogamos também sobre a questão dos fusos horários que ocorrem em razão do movimento de rotação da Terra.

Com a utilização do Globo Terrestre e do Planisfério os alunos puderam ter uma melhor compreensão de localização, pois através dessa dinâmica, observaram onde ficam localizados os seis continentes, os cinco oceanos e também os pólos do planeta.

Para finalizar a aula, os alunos resolveram atividades: texto, mapas e questões que envolveram todo o conteúdo abordado. Dessa maneira, puderam assimilar tudo que tinham apreendido sobre o nosso Planeta Terra.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cultura do Brincar. Músicas e danças em diferentes ritmos.

ÁGUA – Fonte da Vida

Conhecendo a História do Distrito de José Lacerda