ÁGUA – Fonte da Vida
AUTORA
Coordenadora Pedagógica Gislene Batista de Oliveira
Os textos da Revista Pingo D’ Água ofertadas pelo Programa Klabin Caiubi, possibilitaram estudos e reflexões a cerca do tema abordado na turma do 4° ano, vespertino.
Inicialmente foi realizada a leitura dos textos sugestivo no material, durante a leitura a Professora Regente da turma Delair de Andrade Edeling foi elucidando e aplicando atividades variadas para a compreensão do ciclo da água e os processos que o caracterizam, do conceito de bacia hidrográfica e como o desmatamento, a falta de proteção do solo e a impermeabilização urbana, com o uso excessivo de asfalto e concreto, são fatores que prejudicam a infiltração da água e comprometem o ciclo hidrológico, afetando negativamente o volume e a qualidade dos rios.
Na sequência a professora sensibilizou os alunos para a questão: “Será que os recursos naturais podem acabar?” (em pequenos grupos os alunos discutiram e formularam respostas para esta pergunta).
Com estudos sobre o tema proposto os alunos foram favorecidos com: produção escrita, fluência em leitura oral e a compreensão de textos com informações sobre o tema.
Ao final das aulas ministradas os alunos puderam expor seu aprendizado representado por “maquetes” que construíram em casa com a ajuda de seus familiares. As maquetes foram construídas com isopor, caixa de papelão dentre outros materiais. Houve também a confecção de cartazes que foram expostos na sala de aula com a participação de todos os alunos.
Como descrito nesse relato, a mobilização dos conhecimentos prévios dos alunos a respeito do tema influenciará fortemente novas aprendizagens, tornando-as mais significativas.
A professora regente descreveu que a abordagem do tema com estratégicas significativas do conteúdo atingiram os objetivos propostos e principais como: Fomentar empatia pela natureza e seus recursos naturais, estimular os alunos a continuar aprendendo ao sair da escola, favorecendo o “apreender a aprender” e principalmente o desenvolvimento da autonomia.
Os textos da Revista Pingo D’ Água ofertadas pelo Programa Klabin Caiubi, possibilitaram estudos e reflexões a cerca do tema abordado na turma do 4° ano, vespertino.
Inicialmente foi realizada a leitura dos textos sugestivo no material, durante a leitura a Professora Regente da turma Delair de Andrade Edeling foi elucidando e aplicando atividades variadas para a compreensão do ciclo da água e os processos que o caracterizam, do conceito de bacia hidrográfica e como o desmatamento, a falta de proteção do solo e a impermeabilização urbana, com o uso excessivo de asfalto e concreto, são fatores que prejudicam a infiltração da água e comprometem o ciclo hidrológico, afetando negativamente o volume e a qualidade dos rios.
Na sequência a professora sensibilizou os alunos para a questão: “Será que os recursos naturais podem acabar?” (em pequenos grupos os alunos discutiram e formularam respostas para esta pergunta).
Com estudos sobre o tema proposto os alunos foram favorecidos com: produção escrita, fluência em leitura oral e a compreensão de textos com informações sobre o tema.
Ao final das aulas ministradas os alunos puderam expor seu aprendizado representado por “maquetes” que construíram em casa com a ajuda de seus familiares. As maquetes foram construídas com isopor, caixa de papelão dentre outros materiais. Houve também a confecção de cartazes que foram expostos na sala de aula com a participação de todos os alunos.
Como descrito nesse relato, a mobilização dos conhecimentos prévios dos alunos a respeito do tema influenciará fortemente novas aprendizagens, tornando-as mais significativas.
A professora regente descreveu que a abordagem do tema com estratégicas significativas do conteúdo atingiram os objetivos propostos e principais como: Fomentar empatia pela natureza e seus recursos naturais, estimular os alunos a continuar aprendendo ao sair da escola, favorecendo o “apreender a aprender” e principalmente o desenvolvimento da autonomia.
Comentários
Postar um comentário