Maio Laranja: Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes

AUTORA
Professora Emelda Ione Naegeler de Souza, 5º ano A

As atividades diversificadas aconteceram nos dias 16, 17 e 18 de maio de 2023, onde iniciei, com uma explicação para os alunos sobre o motivo das atividades que seriam executadas posteriormente, esclarecendo o porquê da campanha (caso Araceli), o significado de abuso sexual e do símbolo, que tem como uma flor, uma lembrança dos desenhos da primeira infância e associação entre a fragilidade de uma flor e a de uma criança. Em seguida, foi exibido o filme “O segredo”, os alunos assistiram com atenção e interesse pelo o filme. Depois, foi realizada uma reflexão, perguntas e roda de conversa abordando o tema do filme com a vida de cada um, proporcionando uma socialização, fortalecimento de vínculo e verbalização das ideias. Também houve a possibilidade de passar algumas orientações e cuidados com o corpo e redes sociais. Salientando o cuidado com a abordagem de pessoas desconhecidas.

Após o filme e a roda de conversa, foram executadas atividades como de interpretação de texto, desenhos e produção de um panfleto para melhor assimilação do conteúdo, expressão das ideias e criatividade. A maioria dos alunos escolheu confeccionar seus trabalhos embasados na representação do símbolo da campanha. Houve grande interação e troca de experiências entre as crianças da classe, quando necessário, intervi para o melhor entendimento das atividades, com a finalidade de incentivar a atitude delas em não terem medo de se proteger, e de maneira alguma ter segredos com os seus responsáveis, mesmo que digam para não contar, façam ameaças, elas não deverão nunca ter medo de falar a verdade para seus responsáveis, e sempre estarem espertas a qualquer atitude suspeita no sentido de estranhos, vizinhos, amigos, e até mesmo parentes.

Finalizamos as atividades com os alunos cantando a música “O seu corpo é um tesourinho”, onde é transmitido muito bem claramente a importância do diálogo e que eles não podem guardar segredo sobre esse assunto, pois é um crime e a Educação sexual infantil é o melhor caminho para a proteção e prevenção.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cultura do Brincar. Músicas e danças em diferentes ritmos.

Conhecendo a História do Distrito de José Lacerda

ÁGUA – Fonte da Vida