Cultura do Brincar. Músicas e danças em diferentes ritmos.
AUTORA
Coordenadora pedagógica Gislene Batista de Oliveira
Na cultura do brincar brasileira existem várias músicas e danças em diferentes ritmos. Ao conhecer e cantar com esses ritmos, podemos brincar de modo tradicional ou inventar novas brincadeiras.
Na aula do dia 11 de maio de 2023, no Componente Curricular de Arte, foi desenvolvido com a turma de 4°ano vespertino atividades, registros e acompanhamentos sobre a cultura local, potencializando o Currículo de Arte no meio cultural que os estudantes estão inseridos, citado na BNCC, artes integradas (Brasil,2018, pag.197).
Os estudantes foram expostos a várias situações de aprendizagem e também a metodologias ativas no contexto escolar: ensino da dança, com intenção expressiva, conhecimento da música e da linguagem musical, brincadeiras, a percussão corporal, contato com o repertório musical e o seu papel relevante na cultura de uma comunidade e sua contribuição, a improvisação e criatividade, por fim transformar uma aula de dança como área de conhecimento e a expressão poética.
Com a proposta da audição da música Peixinhos do Mar, (disponível na internet em diversas gravações com artistas brasileiros como Milton Nascimento), os estudantes puderam acompanhar no livro didático à letra da canção, as ilustrações, os comandos, pois neles haviam dicas para criarem movimentos e sons com percussão corporal. Os alunos foram incentivados a brincarem com a sequência de movimentos indicadas na letra da canção.
Em todos os momentos houve a participação dos estudantes, em relação a importância da dança como atividade que consiste em proporcionar o autoconhecimento do corpo, a percepção do que ele pode fazer e o desenvolver de poéticos corporais.
Enquanto Coordenadora que ministrei a aula – Acredito ser fundamental consolidar diferentes saberes, desenvolvendo competências e habilidades tão importantes na Escola, uma simples brincadeira pode se transformar em algo extraordinário até mesmo para aquelas crianças mais tímidas.
Coordenadora pedagógica Gislene Batista de Oliveira
Na cultura do brincar brasileira existem várias músicas e danças em diferentes ritmos. Ao conhecer e cantar com esses ritmos, podemos brincar de modo tradicional ou inventar novas brincadeiras.
Na aula do dia 11 de maio de 2023, no Componente Curricular de Arte, foi desenvolvido com a turma de 4°ano vespertino atividades, registros e acompanhamentos sobre a cultura local, potencializando o Currículo de Arte no meio cultural que os estudantes estão inseridos, citado na BNCC, artes integradas (Brasil,2018, pag.197).
Os estudantes foram expostos a várias situações de aprendizagem e também a metodologias ativas no contexto escolar: ensino da dança, com intenção expressiva, conhecimento da música e da linguagem musical, brincadeiras, a percussão corporal, contato com o repertório musical e o seu papel relevante na cultura de uma comunidade e sua contribuição, a improvisação e criatividade, por fim transformar uma aula de dança como área de conhecimento e a expressão poética.
Com a proposta da audição da música Peixinhos do Mar, (disponível na internet em diversas gravações com artistas brasileiros como Milton Nascimento), os estudantes puderam acompanhar no livro didático à letra da canção, as ilustrações, os comandos, pois neles haviam dicas para criarem movimentos e sons com percussão corporal. Os alunos foram incentivados a brincarem com a sequência de movimentos indicadas na letra da canção.
Em todos os momentos houve a participação dos estudantes, em relação a importância da dança como atividade que consiste em proporcionar o autoconhecimento do corpo, a percepção do que ele pode fazer e o desenvolver de poéticos corporais.
Enquanto Coordenadora que ministrei a aula – Acredito ser fundamental consolidar diferentes saberes, desenvolvendo competências e habilidades tão importantes na Escola, uma simples brincadeira pode se transformar em algo extraordinário até mesmo para aquelas crianças mais tímidas.
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