Cultura do Brincar. Músicas e danças em diferentes ritmos.

AUTORA
Coordenadora pedagógica Gislene Batista de Oliveira

Na cultura do brincar brasileira existem várias músicas e danças em diferentes ritmos. Ao conhecer e cantar com esses ritmos, podemos brincar de modo tradicional ou inventar novas brincadeiras.

Na aula do dia 11 de maio de 2023, no Componente Curricular de Arte, foi desenvolvido com a turma de 4°ano vespertino atividades, registros e acompanhamentos sobre a cultura local, potencializando o Currículo de Arte no meio cultural que os estudantes estão inseridos, citado na BNCC, artes integradas (Brasil,2018, pag.197).

Os estudantes foram expostos a várias situações de aprendizagem e também a metodologias ativas no contexto escolar: ensino da dança, com intenção expressiva, conhecimento da música e da linguagem musical, brincadeiras, a percussão corporal, contato com o repertório musical e o seu papel relevante na cultura de uma comunidade e sua contribuição, a improvisação e criatividade, por fim transformar uma aula de dança como área de conhecimento e a expressão poética.

Com a proposta da audição da música Peixinhos do Mar, (disponível na internet em diversas gravações com artistas brasileiros como Milton Nascimento), os estudantes puderam acompanhar no livro didático à letra da canção, as ilustrações, os comandos, pois neles haviam dicas para criarem movimentos e sons com percussão corporal. Os alunos foram incentivados a brincarem com a sequência de movimentos indicadas na letra da canção.

Em todos os momentos houve a participação dos estudantes, em relação a importância da dança como atividade que consiste em proporcionar o autoconhecimento do corpo, a percepção do que ele pode fazer e o desenvolver de poéticos corporais.

Enquanto Coordenadora que ministrei a aula – Acredito ser fundamental consolidar diferentes saberes, desenvolvendo competências e habilidades tão importantes na Escola, uma simples brincadeira pode se transformar em algo extraordinário até mesmo para aquelas crianças mais tímidas.








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