Resíduos sólidos

AUTORA
Professora Emelda Ione Naegeler de Souza, 5º ano A

No dia 03/10 ocorreu em nossa escola uma palestra sobre os resíduos sólidos. O palestrante Leonardo do “Viraser” iniciou sua fala, questionando os alunos sobre qual meio ambiente eles querem ter a alguns anos, se um meio ambiente limpo, sem poluição ou um meio ambiente todo poluído? Logo após falou sobre a questão do lixo, reciclagem, reutilização e a importância que tudo isso tem na preservação do meio ambiente.

O lixo produzido por todos nós e a importância da coleta seletiva desse lixo em casa, na escola e na comunidade em que vivem. Vem sendo considerado cada vez mais urgente e importante, a necessidade de conscientizar e de haver uma mudança de valores e atitudes no dia a dia de todos.

A reciclagem reduz, de forma significativa, o impacto sobre o meio ambiente: diminui as retiradas de matéria-prima da natureza, gera economia de água e energia, reduz a disposição inadequada de lixo. Além disso, é fonte de renda para os catadores.

Ressaltou a separação do que são os rejeitos, os resíduos recicláveis, resíduos orgânicos e resíduos perigosos. Enfatizando os resíduos recicláveis e os tipos de reciclagem: plásticos, metais, papéis e vidros. Bem como os não recicláveis: restos de comida, cascas de frutas, casquinhas de lápis, folhas e podas de árvores e plantas, papel higiênico, etc...

Finalizou passando um vídeo da Turma da Mônica sobre a reciclagem, e instigando os alunos a serem um Agente Ambiental Mirim?

Voltando a sala de aula os alunos tiveram um momento de diálogo, sobre o assunto e em seguida, escreveram uma produção de textos sobre :“O lixo que não é lixo e a importância dos 3R’s”: Reduzir – Evitar a produção de resíduos. Reutilizar – Reaproveitar o material em outra função. Reciclar – Transformar materiais já usados, por meios de processos em materiais novos. Posteriormente levando para casa esse compromisso de conscientizar as pessoas de suas casas sobre a importância de reaproveitar o lixo e a tentativa de mudanças de hábitos por todos.

Reduzir o necessário.

Reutilizar o máximo possível.

Estimular a reciclagem.
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cultura do Brincar. Músicas e danças em diferentes ritmos.

Conhecendo a História do Distrito de José Lacerda

ÁGUA – Fonte da Vida