Cidadania e Justiça Também se Aprendem na Escola
AUTORA
Professora Emelda Ione Naegeler de Souza, 5º ano A
Este Projeto “ Cidadania e Justiça Também se Aprendem na Escola”, encaminhado pelo Ministério Público de nosso município, vem sendo desenvolvido em nossa escola pelos 5º anos.
O Projeto vem com o intuito de esclarecer a população várias questões de Cidadania e Justiça, através das crianças, de forma mais simplificada e prazerosa de aprender, sendo eles agentes multiplicadores, possibilitando a pesquisa, leitura, análise e reflexões sobre os deveres dos cidadãos, ética, cidadania e justiça; conscientização sobre os direitos e a forma de exercê-los; complementação do ensino estabelecendo relações entre o conteúdo curricular e as atividades dos Três Poderes. Desta maneira, foi dividido em 5 etapas para um melhor desenvolvimento e compreensão por parte dos educandos.
1ª Etapa:
Nesse primeiro momento foi de organização, cronograma e início das atividades através das cartilhas que vieram com os temas ( principalmente a Cartilha da Justiça), onde foi feito leituras individuais e coletivas, discussões sobre os temas, interpretações de texto e desenvolvimento das atividades propostas.
2ª Etapa:
Nesta etapa do projeto foi de visitas – Alunos no Fórum / Juíza na Escola. No dia 19 de setembro de 2022, ocorreu a visita dos alunos ao Fórum, onde foram recepcionados e puderam conhecer as dependências do mesmo, ficaram sabendo quem trabalha lá e que cargos ocupam, tiveram uma breve conversa informal sobre o local que estão visitando e para tirarem suas dúvidas sobre vários assuntos. Já no dia 06 de outubro de 2022, houve a visita da Juíza e do Promotor de justiça em nossa escola para conhecer a escola, responder as perguntas dos alunos e tirar algumas dúvidas dos alunos sobre os temas abordados nas cartilhas.
3ª Etapa:
Nessa etapa, meus alunos do 5º ano A, fizeram a escolha, o desenvolvimento e a apresentação de um coral, cantaram a “Paródia – Bom Cidadão”. Possibilitando a todos a participação e posteriormente o vídeo foi encaminhado para a Juíza.
4ª Etapa:
Durante as etapas anteriores os alunos fizeram anotações em seus cadernos e nessa etapa irão montar uma produção de texto sobre tudo que desenvolveram e aprenderam , com o foco narrativo sobre algum tema relacionado ao projeto, para participarem de uma premiação, onde serão escolhidos os três melhores de cada turma e posteriormente os três melhores texto da escola para ser encaminhados a Juíza. Que serão escolhidos os três melhores do município e ocorrerá uma premiação aos mesmos.
5ª Etapa:
Ao final será encaminhada ficha de avaliação as escolas para sugestões e correções de eventuais erros para aplicação do projeto no próximo ano. Acredito que a execução deste Projeto foi de grande importância no desenvolvimento de nossos alunos, na consciência de seus deveres, bem como a cultura e os meios de exercerem plenamente seus direitos de Cidadania e Justiça.
Professora Emelda Ione Naegeler de Souza, 5º ano A
Este Projeto “ Cidadania e Justiça Também se Aprendem na Escola”, encaminhado pelo Ministério Público de nosso município, vem sendo desenvolvido em nossa escola pelos 5º anos.
O Projeto vem com o intuito de esclarecer a população várias questões de Cidadania e Justiça, através das crianças, de forma mais simplificada e prazerosa de aprender, sendo eles agentes multiplicadores, possibilitando a pesquisa, leitura, análise e reflexões sobre os deveres dos cidadãos, ética, cidadania e justiça; conscientização sobre os direitos e a forma de exercê-los; complementação do ensino estabelecendo relações entre o conteúdo curricular e as atividades dos Três Poderes. Desta maneira, foi dividido em 5 etapas para um melhor desenvolvimento e compreensão por parte dos educandos.
1ª Etapa:
Nesse primeiro momento foi de organização, cronograma e início das atividades através das cartilhas que vieram com os temas ( principalmente a Cartilha da Justiça), onde foi feito leituras individuais e coletivas, discussões sobre os temas, interpretações de texto e desenvolvimento das atividades propostas.
2ª Etapa:
Nesta etapa do projeto foi de visitas – Alunos no Fórum / Juíza na Escola. No dia 19 de setembro de 2022, ocorreu a visita dos alunos ao Fórum, onde foram recepcionados e puderam conhecer as dependências do mesmo, ficaram sabendo quem trabalha lá e que cargos ocupam, tiveram uma breve conversa informal sobre o local que estão visitando e para tirarem suas dúvidas sobre vários assuntos. Já no dia 06 de outubro de 2022, houve a visita da Juíza e do Promotor de justiça em nossa escola para conhecer a escola, responder as perguntas dos alunos e tirar algumas dúvidas dos alunos sobre os temas abordados nas cartilhas.
3ª Etapa:
Nessa etapa, meus alunos do 5º ano A, fizeram a escolha, o desenvolvimento e a apresentação de um coral, cantaram a “Paródia – Bom Cidadão”. Possibilitando a todos a participação e posteriormente o vídeo foi encaminhado para a Juíza.
4ª Etapa:
Durante as etapas anteriores os alunos fizeram anotações em seus cadernos e nessa etapa irão montar uma produção de texto sobre tudo que desenvolveram e aprenderam , com o foco narrativo sobre algum tema relacionado ao projeto, para participarem de uma premiação, onde serão escolhidos os três melhores de cada turma e posteriormente os três melhores texto da escola para ser encaminhados a Juíza. Que serão escolhidos os três melhores do município e ocorrerá uma premiação aos mesmos.
5ª Etapa:
Ao final será encaminhada ficha de avaliação as escolas para sugestões e correções de eventuais erros para aplicação do projeto no próximo ano. Acredito que a execução deste Projeto foi de grande importância no desenvolvimento de nossos alunos, na consciência de seus deveres, bem como a cultura e os meios de exercerem plenamente seus direitos de Cidadania e Justiça.
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