Bulling na escola

AUTOR
Professor Lindomar Rosa, 5º ano B

PROJETO: “Justiça e Cidadania também se aprende na escola”

APRESENTAÇÃO:

Estamos desenvolvendo este projeto com os alunos das séries iniciais em nossa escola, que são alunos na faixa etária entre 04 e 12 anos de idade. Sempre há a necessidade de esclarecermos e alertá-los sobre os riscos de serem vitimados por esse pensamento de que a justiça pouco ou nada resolve os problemas que aflige uma parcela considerável de nossas crianças e seus familiares, considerando nosso público alvo vulnerável devido a muitos fatores, tais como: exposição à marginalidade, falta de expectativa de uma vida melhor, situação financeira precária, desinformação quanto aos seus direitos e deveres dentro da sociedade tanto dos pais e/ou responsáveis, entre outras.

JUSTIFICATIVA:

Este projeto se faz necessário, devido ao grande número de ocorrências que não condiz com o que é esperado para uma geração de crianças que estão diariamente recebendo informações dentro da escola, mas que uma parcela considerável delas não assimilam e sua conduta se desviam do almejado pela sociedade, talvez por estarem expostos em seu dia a dia aos mais diversos fatores que os influencia a partir para a marginalidade, tais como: as mídias sem uma supervisão dos seus responsáveis, a falta de uma referência familiar positiva, carência afetiva, a crença na impunidade ao praticar um malfeito, o descrédito na justiça pregado por alguns meios midiáticos, entre outros. Diante disso chegou-se à conclusão de que deveríamos nós enquanto escola trabalharmos mais profundamente esse tema a fim de resgatar o amor e o respeito pelo poder Judiciário e consequentemente pela justiça.

OBJETIVO GERAL:

Fazer com que aos alunos se tornem cidadãos responsáveis e comprometidos com a Justiça e Cidadania, sabendo dos seus direitos e deveres, assim ganhando gosto e simpatia pelas carreiras jurídicas, contribuindo para um mundo mais justo para todos dentro de uma sociedade a muito sedenta por justiça num modo geral.

METODOLOGIA:

Num primeiro momento foi explanado junto aos alunos a importância de se debater e trabalhar o assunto (Justiça e Cidadania também se aprende na escola) na escola e que se os mesmos tinham ideia do que se tratava o assunto. Foi também exposto um texto no quadro negro com questionário a ser respondido pelos alunos em sala, a fim de compreenderem quais são os poderes que nos governa e em seguida focando o Poder Judiciário como tema principal a ser trabalhado e desenvolvido pela turma. Em seguida foi distribuído materiais didáticos relativos ao tema para os alunos colorirem e resolverem em sala; assistirem a filmes sobre o assunto, o qual os alunos fizeram as atividades propostas.

Ao final das atividades como proposição do projeto ouve um júri simulado em sala com todos os personagens representados pelos alunos da sala do 5º ano B, concluindo assim a primeira etapa do Projeto.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

*Cópia de texto da lousa e questionário a ser respondido.

* Leitura de revistas infantis relacionadas ao tema;

* Colorir e ilustrar revistinhas relacionadas ao tema;

* Assistir a filmes informativos relacionados ao tema;

* Atividades escritas sobre o assunto;

* Um breve bate papo com os alunos sobre o que foi apresentado.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Brasilzinho, CARTILHA DA JUSTIÇA em quadrinhos, autoria: AMB-Associação dos Magistrados

Brasileiros, 25 anos- Jubileu de prata, Justiça se aprende na escola; Brasilzinho-CIDADANIA, autoria:

IDAM-Instituto Desembargador Alceu Conceição Machado, TJPR- Tribunal de Justiça do Estado do

Paraná, AMB-Associação dos Magistrados Brasileiros; TURMA DA MÔNICA: Um por todos e todos por

um! Pela ética e cidadania, autor: Mauricio de Sousa, Editora: Mauricio de Sousa; MANUAL PARA

DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA Cidadania e justiça Também se Aprende na Escola, Autoria:

ABM-Associação dos Magistrados Brasileiros.





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