Vamos jogar para aprender?

AUTORA
Professora Emelda Ione Naegeler de Souza, 5º ano A

Em concordância com o projeto “Vamos Ler”, temos o projeto “Klabin Semeando Educação”, onde também participo, sendo assim, desenvolvi um plano de aula interdisciplinar com jogos, envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, para aprimorar a aprendizagem de maneira lúdica, descontraída e potencializar o raciocínio lógico.

Os jogos estão inseridos no contexto da Educação como uma estratégia fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem e a perspectiva de sua utilização vai além da criação de momentos de diversão, já que o próprio conteúdo é apresentado no formato lúdico. O brincar é compreendido como um processo de desenvolvimento da criança através do qual ela estabelece a sua compreensão do mundo ao seu redor, desenvolvendo a sua personalidade e todos os elementos cognitivos, sociais e afetivos.

Os jogos possibilitam o desenvolvimento de inúmeros elementos essenciais ao processo de aprendizagem, seja no aspecto lógico, espacial ou no desenvolvimento da linguagem. É preciso observar a relação entre o desenvolvimento e a aprendizagem compreendida como uma construção social.

Na disciplina de Língua Portuguesa foram observadas a leitura e interpretações das regras dos jogos, a oralidade dos alunos, como se expressaram e interagiram entre si no momento do jogo, produções de textos com as escritas e reescritas de regras, adequando ao nível de aprendizagem da turma. Já na disciplina de Matemática, pode-se observar a participação nos jogos, estratégias de cálculos mentais, construção de conceitos de unidades, dezenas e centenas, antecessor e sucessor dos numerais, resolução de operações com desafios lógicos, a fim de desenvolver o raciocínio dedutivo, os princípios lógico-matemáticos e a criação de estratégias pessoais.

Foram desenvolvidos jogos como: Quebra Cabeça do Quadro Numérico, Produção de Adivinhas: quem sou eu?, Batalha dos Números com o baralho e Dominó do Quadro Numérico e de Frações, entre outros. Ao final dos jogos foram feitos relatos sobre os mesmos pelos alunos.

Os resultados esperados foram satisfatórios, pois com o uso dos jogos, estamos ressignificando os conteúdos e fortalecendo as habilidades matemáticas.



















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cultura do Brincar. Músicas e danças em diferentes ritmos.

Conhecendo a História do Distrito de José Lacerda

ÁGUA – Fonte da Vida