Conhecendo a História do Distrito de José Lacerda

AUTORA
Professora Emelda Ione Naegeler de Souza, 5º ano A

Desde o início do ano letivo, pude constatar que os alunos não possuem o pleno domínio dos conhecimentos sobre o nosso Distrito, bem como a valorização e a conscientização das condições atuais do mesmo.

É preciso antes de tudo, conhecermos nossa história, nossas culturas, nossa gente, valorizar nossas raízes, e assim, partir para a busca do conhecimento de novos horizontes, novas histórias, culturas, povos e mundos.

Por isso, viu-se a necessidade de desenvolver o projeto “Conhecendo a História do Distrito de José Lacerda”, despertando a curiosidade e o senso de responsabilidade em relação ao espaço que ocupam e que frequentam, assim fortalecendo o sentimento de pertencimento ao bairro onde a escola está situada.

Para que as crianças pudessem entender e valorizar o nosso distrito, iniciamos com uma discussão oral sobre o tema. Partindo desta discussão foram realizadas atividades com textos históricos para leituras e interpretações orais e escritas sobre o nosso bairro, estudos de alguns antigos documentos, etc., foram realizadas atividades de entrevistas com pessoas da comunidade, que fazem parte de famílias dos antigos fundadores do lugar. Também foi feita uma pesquisa na internet sobre fatos históricos relacionados a nossa localidade, bem como uma leitura cartográfica do mapa do município, localizando o nosso distrito.

Para finalizar o projeto foi destacado o interesse e a participação das crianças no desenvolvimento das atividades propostas, bem como a participação dos mesmos na apresentação da nossa escola, no Desfile Cívico do Bicentenário da Independência, onde foi contada a história do nosso distrito, representando os imigrantes que aqui se instalaram e as primeiras famílias fundadoras.














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cultura do Brincar. Músicas e danças em diferentes ritmos.