Importância da água para os seres vivos e filtração da água

AUTORA
Professora Emelda Ione Naegeler de Souza, 5º ano A

Os seres vivos apresentam uma variedade muito grande de tamanho e forma, de hábitos e ambientes em que vivem. Apesar dessa diversidade, têm algo em comum: todos apresentam grande quantidade de água em sua composição. Pensando nisso, foi desenvolvidas as atividades ressaltando a importância da água, como ela é indispensável ao funcionamento de nosso organismo (e da maioria dos seres vivos). A água está presente em grande quantidade nos mais diversos seres existentes no meio ambiente, ou seja, ela é um bem comum.

O consumo de água doce não para de aumentar ao redor do mundo em função do aumento populacional e do aumento do uso nas produções industriais, agrícola, entre tantas outras.

Porém, parte das fontes de água para o uso humano é continuamente poluída, tornando-a imprópria para o consumo. A poluição representa uma ameaça real à qualidade da água, à saúde e ao meio ambiente. Diante dessa triste realidade, os alunos realizaram, dentre outras atividades, uma experiência de filtração da água, para compreender melhor o processo de descontaminação da água em locais onde ainda não há o tratamento da mesma. Ressaltando que a filtração apenas torna a água mais limpa, não retira bactérias ou outros microorganismos! É preciso fervê-la para poder beber.

Pela qualidade de vida e pela sobrevivência das gerações futuras, é preciso proteger os recursos hídricos. Pois se a água é tão importante para o ser humano (e para os demais seres vivos também), uma coisa é certa: “sem água não há vida”.

















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cultura do Brincar. Músicas e danças em diferentes ritmos.

ÁGUA – Fonte da Vida

Conhecendo a História do Distrito de José Lacerda