Folclore Brasileiro
AUTORA
Professora Emelda Ione Naegeler de Souza, 5º ano A
No Brasil, é comum que as pessoas se agrupem em torno de algo de que gostam: pode ser um time de futebol ou uma escola de samba, por exemplo. E mesmo existindo outros grupos com gostos diferentes é importante sempre respeitá-los. Partindo desse princípio iniciamos as atividades da semana do folclore, analisando os conhecimentos que os alunos tem e que foram passados por seus familiares, passados de geração em geração.
O folclore é o conjunto de manifestações de caráter popular de um povo, ou seja, é o conjunto de elementos artísticos feitos do povo para o povo, sempre ressaltando o caráter tradicional destas representações, sempre transmitidas de uma geração para outra através da prática (os pais ensinam aos filhos, que desde pequeninos já praticam). O folclore varia bastante de um País para o outro, e até mesmo dentro de um Estado é bastante variável, pois as diferenças entre as regiões são muito grandes. No caso do Brasil, o folclore foi resultado da união da cultura a partir da miscigenação dos povos imigrantes. O que resultou é que em muitas regiões brasileiras o folclore é muito diferente, pois devido às influências de cada um destes povos formadores do Brasil, algumas regiões apresentam uma maior tendência a uma origem mais detalhada.
Através da videoaula do Projeto Vamos Ler – Geração Digital, os alunos puderam entender melhor sobre o assunto e perceber no seu dia a dia o que faz parte da cultura e do folclore de nossa região, percebendo também que o folclore brasileiro tem uma grande diversidade e é riquíssimo, podemos citar as lendas, provérbios, trava-línguas, parlendas, ditados populares, brincadeiras, comidas, festas populares, cantigas, crenças, enfim tudo que faz parte da nossa cultura.
Em conformidade com o tema “Folclore”, trabalhado durante a semana foram desenvolvidas várias atividades de leitura e interpretações de texto, produções textuais, ilustrações, etc. Para finalizar os alunos resolveram duas sugestões de atividades propostas ao final da vídeoaula, que foi a elaboração de um texto com o que mais lhes chamou atenção com uma ilustração do mesmo.
A videoaula do Projeto Vamos Ler – Geração Digital veio auxiliar e complementar a aprendizagem dos alunos, esclarecendo diversas questões a respeito do nosso folclore brasileiro, mostrando com clareza essa diversidade que temos em nosso país.
Professora Emelda Ione Naegeler de Souza, 5º ano A
No Brasil, é comum que as pessoas se agrupem em torno de algo de que gostam: pode ser um time de futebol ou uma escola de samba, por exemplo. E mesmo existindo outros grupos com gostos diferentes é importante sempre respeitá-los. Partindo desse princípio iniciamos as atividades da semana do folclore, analisando os conhecimentos que os alunos tem e que foram passados por seus familiares, passados de geração em geração.
O folclore é o conjunto de manifestações de caráter popular de um povo, ou seja, é o conjunto de elementos artísticos feitos do povo para o povo, sempre ressaltando o caráter tradicional destas representações, sempre transmitidas de uma geração para outra através da prática (os pais ensinam aos filhos, que desde pequeninos já praticam). O folclore varia bastante de um País para o outro, e até mesmo dentro de um Estado é bastante variável, pois as diferenças entre as regiões são muito grandes. No caso do Brasil, o folclore foi resultado da união da cultura a partir da miscigenação dos povos imigrantes. O que resultou é que em muitas regiões brasileiras o folclore é muito diferente, pois devido às influências de cada um destes povos formadores do Brasil, algumas regiões apresentam uma maior tendência a uma origem mais detalhada.
Através da videoaula do Projeto Vamos Ler – Geração Digital, os alunos puderam entender melhor sobre o assunto e perceber no seu dia a dia o que faz parte da cultura e do folclore de nossa região, percebendo também que o folclore brasileiro tem uma grande diversidade e é riquíssimo, podemos citar as lendas, provérbios, trava-línguas, parlendas, ditados populares, brincadeiras, comidas, festas populares, cantigas, crenças, enfim tudo que faz parte da nossa cultura.
Em conformidade com o tema “Folclore”, trabalhado durante a semana foram desenvolvidas várias atividades de leitura e interpretações de texto, produções textuais, ilustrações, etc. Para finalizar os alunos resolveram duas sugestões de atividades propostas ao final da vídeoaula, que foi a elaboração de um texto com o que mais lhes chamou atenção com uma ilustração do mesmo.
A videoaula do Projeto Vamos Ler – Geração Digital veio auxiliar e complementar a aprendizagem dos alunos, esclarecendo diversas questões a respeito do nosso folclore brasileiro, mostrando com clareza essa diversidade que temos em nosso país.
Comentários
Postar um comentário