IBGE: a importância do Censo

AUTORA
Professora Emelda Ione Naegeler de Souza, 5º ano A

Através de um folder explicativo sobre o Censo do IBGE desse ano, os alunos realizaram várias atividades interdisciplinares, abrangendo as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Geografia. Todas as atividades auxiliaram nas interpretações de textos, análises de mapas e nos cálculos com os dados estatísticos apresentados no mesmo.

É muito importante deixar bem claro para os alunos que o objetivo do Censo “é contar os habitantes do território nacional”, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros, produzindo informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões, de investimentos, da iniciativa privada ou de qualquer nível de governo. Também constituem a única fonte de referência sobre a situação de vida da população nos municípios e em seus recortes, como distritos, bairros e localidades, rurais ou urbanas, cujas realidades dependem de seus resultados para serem conhecidas e terem seus dados atualizados.

Todas as atividades foram desenvolvidas com a intensão de esclarecer, orientar e conscientizar os alunos sobre a importância do Censo 2022, para que compreendam e posteriormente transmitir para seus familiares, ocorrendo assim uma mobilização e colaboração da população em responder ao questionário do Censo em suas casas.

Trabalhar com esse tipo de material, se faz necessário, visto que contém muitas informações, permitindo aos alunos conhecer a realidade do Brasil e contribuir para um país cada vez melhor de se viver.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cultura do Brincar. Músicas e danças em diferentes ritmos.

Conhecendo a História do Distrito de José Lacerda